Duas cidades de SP enfrentam epidemia de dengue
Três cidades do estado de São Paulo - São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araçatuba - já enfrentam o que a Secretaria de Estado da Saúde classifica como estado de transmissão sustentada de dengue. Na prática, as duas primeiras consideram que enfrentam mesmo uma epidemia.
Em São José do Rio Preto, foram detectados 6.601 casos; em Ribeirão Preto, 2.279; e em Araçatuba, há 1.357 infectados, além de cerca de 1.200 casos suspeitos, segundo dados das secretarias municipais de saúde dos municípios. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a detecção dos casos passou a ser feita por teste clínico e não mais por exame laboratorial NS-1, no Instituto Adolfo Lutz, na capital.
Para Caio Rosenthal, infectologista do Hospital Emílio Ribas e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), enquanto a vacina contra dengue não estiver pronta, os casos da doença vão se repetir. “Tivemos todas as condições para o desenvolvimento do Aedes aegypti (transmissor da dengue) neste ano”, diz. “A grande expectativa agora é para a chegada da vacina.”
g1






